nilpeter-logo-mobile.png
nilpeter-mobile-icon-navigation.png
download-icon
Busca
All_press_lines.gif

Sua Tecnologia de Impressão

O mundo da impressão está sempre evoluindo. Para lhe dar um ponto de partida, segue uma visão geral sobre o que as principais tecnologias de impressão podem fazer por você:

Offset

Sempre quando excelente qualidade é requerida, impressão offset é a escolha preferencial. Graças a modernas máquinas servoacionadas, alto grau de padronização, baixos custos de chapa, e um custo favorável por rótulo, a impressão offset é usada cada vez mais, também para rótulos relativamente simples. Uma moderna máquina servoacionada é capaz de reduzir significativamente tempos de acerto e desperdício. Nestes últimos anos estes aprimoramentos foram tão significativos, que frequentemente a impressão offset agora é capaz de competir eficazmente com a impressão flexo.

Além disso, os substratos também estão influenciando a escolha do processo de impressão principal. Especialmente substratos texturizados na indústria vinícola estão restringindo a impressão flexo. Devido à baixa cobertura de tinta, a impressão offset também é preferida em todas as aplicações de embalagens termo-encolhíveis.

Resultados extraordinários e baixos custos

Offset é extremamente boa na impressão CMYK e dégradé, e possui reputação de um processo de impressão de alta qualidade. A tecnologia oferece resultados extraordinários nas áreas claras e escuras. A impressão offset apresenta baixos ganhos de ponto, tais como as novas avançadas impressoras flexo, mas o tamanho do ponto mínimo na impressão offset pode ser praticamente zero. A impressão offset é a segunda melhor na impressão de chapados; por esta razão, 95% de todas as impressoras offset são máquinas combinadas com offset e flexo.  

As chapas de impressão offset são relativamente baratas para serem produzidas e não possuem imagens em relevo; por isso, o ganho de ponto é praticamente inexistente.  

Qual tipo de rótulo é melhor adequado para uma impressora offset?

Existem dois segmentos de rótulos típicos offset. Primeiro segmento, rótulos não combinados em longas tiragens: detergentes, produtos de limpeza, alguns alimentos de alta qualidade. Segundo segmento, produtos que requerem combinação: saúde & beleza, cosméticos, vinhos. Aqui, a impressão offset é usada para um processo muito fino combinado com flexo, serigrafia, rotogravura e estampagem para agregar valor ao design e boa aparência de prateleira.  Bons exemplos são vinhos do Novo Mundo e da Itália, bem como, produtos sofisticados de higiene pessoal, tais como Pantene, Dove, Fructies, e Herbal Essence.

A qualidade da impressão offset combinada ainda é uma forma de se destacar de sua concorrência. Na Nilpeter, fabricamos impressoras offset e combinadas, tal como a impressora MO-4, que pode utilizar offset, flexo-UV e uma variedade de processos de impressão. Projetada especificamente para produtos de qualidade uniforme, a Linha-MO da Nilpeter é a escolha natural para gráficas fornecedoras de players globais que exigem apenas o melhor. Destacando tecnologia de ponta, as impressoras MO são adequadas para tiragens longas, médias e curtas, e imprimem a completa gama de substratos.

Flexo

Impressão flexo é o nome popular para o processo de impressão flexográfica, e ela é usada para uma série de propósitos no segmento de embalagens, inclusive a impressão de rótulos. Ela utiliza chapas relevo flexíveis e pode ser usada para a impressão em praticamente qualquer tipo de substrato, inclusive filmes polímeros, filmes metálicos e papel. O processo flexo também é perfeitamente adequado para imprimir grandes áreas de cores sólidas (chapados).

Produtos típicos impressos por flexografia incluem caixas de papelão corrugado, embalagens flexíveis incluindo sacolas para compras, sacolas e sacos para alimentos e produtos de higiene, caixas de leite e de bebidas, plásticos flexíveis, rótulos autoadesivos, copos e recipientes descartáveis, envelopes e papéis de parede. A impressão flexográfica pode ser usada para uma ampla gama de materiais, exige apenas curtos tempos de acerto de impressão, é de baixo custo, e proporciona impressões limpas.  

Em termos gerais, a impressão flexo emprega uma chapa flexográfica (feita de polímero ou borracha) com uma imagem ou texto em relevo, que é montada em um cilindro.

Existem três tipos principais de tintas usadas na impressão flexo: base-água, base-solvente e tintas de cura UV. Tintas flexográficas geralmente possuem baixa viscosidade, permitindo uma cura mais rápida e, consequentemente, uma produção mais rápida e com custos mais baixos. Para a impressão de rótulos, o processo usa diferentes tipos de chapas polímeras flexíveis com uma camada de suporte, uma camada em relevo sensível à luz, e um revestimento fílmico de proteção. Após um processo de pré-impressão, as chapas são montadas em um sleeve ou cilindro de impressão com uma fita de montagem de chapas. A imagem requerida também pode ser gravada diretamente em sleeves de impressão.  

Até recentemente, rótulos requerendo alta qualidade geralmente foram impressos pelo processo offset. Porém, grandes avanços foram feitos na qualidade de impressoras flexográficas, chapas de impressão e tintas de impressão. Os maiores avanços na impressão flexográfica foram na área de chapas de impressão fotopolímeras, incluindo aprimoramentos no material da chapa e no método de criação da chapa. Impressoras flexográficas de rótulos são capazes de produzir impressões de alta qualidade em muitos substratos diferentes, e trata-se do processo de impressão mais econômico e simples usado para a impressão decorativa e de embalagens. O uso da impressão flexográfica está em ascensão, graças a operações relativamente simples, e à capacidade de uso de tintas base-água, que significa uma grande redução na emissão VOC no processo de impressão. Impressoras flexo modernas estão focadas na redução do custo de acerto da máquina. 

Digital

A impressão digital cresceu significativamente nos últimos anos, devido a desenvolvimentos substanciais em qualidade e formatos de folha.  Embora exista uma série de processos de impressão digital, InkJet-UV é o processo que mais se destacou.  

A impressão digital de rótulos oferece vantagens significativas de economia de tempo. Uma vez que a impressão vai do conceito para o arquivo eletrônico e para o substrato, não há necessidade de etapa intermediária para elaboração de alguma forma de chapa que fará a impressão. Isto está se tornando cada vez mais valioso, uma vez que tiragens e tempos de execução são encurtados. Uma das grandes vantagens de tintas curáveis UV, é a eliminação do risco de o processo de solidificação de tinta após a impressão secar nos bicos.  Isto permite uma cura rápida após a impressão com boa confiabilidade do cabeçote de impressão.

A Nilpeter considera a impressão InkJet-UV como tecnologia de futuro garantido. Ela é simplesmente a solução mais fácil para o operador manejar e operar. PANORAMA, nosso verdadeiro conceito de impressão industrial, combina impressão digital de alta qualidade com impressão e conversão convencionais. Baseada em plataformas industriais, ela foi projetada para produção pesada e pode ser combinada com impressão flexo e todas as funções de embelezamento.   

Rotogravura

Na rotogravura, uma imagem é gravada na superfície de uma chapa metálica ou cilindro, rebaixando a imagem de grafismo (baixo-relevo). Então, os baixos relevos são entintados, enquanto a parte do alto relevo (contragrafismo) da chapa ou do cilindro é liberada de sua tinta por meio de limpeza ou raspagem. O substrato é pressionado contra a chapa ou cilindro entintado e a imagem é transferida.

A rotogravura pode produzir imagens finamente detalhadas e pode ser usada na impressão de tiragens curtas e longas. Ela pode ser usada para a impressão CMYK com cada cor de tinta sendo aplicada com sua própria chapa ou cilindro e com etapas de secagem intermediárias.

Na impressão de rótulos, a rotogravura é usada normalmente como uma opção para agregação de valor em combinação com offset ou flexo. Ela pode produzir tintas metálicas em combinação com soluções de estampagem, e proporciona a impressão opaca de cores básicas. A rotogravura oferece opções decorativas e protetoras. 

Serigrafia

A serigrafia é o processo ideal quando há exigência de alta cobertura e intensidade de cor para alcançar efeitos pictoriais brilhantes de elevado grau. Tradicionalmente, a serigrafia era usada para branco opaco – e como se trata de uma aplicação importante ainda, o número de aplicações aumentou.

Atualmente o uso de aplicações serigráficas em belas artes e impressão comercial é comum.  A versatilidade da serigrafia é evidente, uma vez que ela permite imprimir em substratos de qualquer perfil, espessura e tamanho. Uma espessura maior de tinta também pode ser aplicada ao substrato em relação a outras técnicas de impressão, permitindo a criação de efeitos, tais como tátil e Braille, efeitos opacos e brilhantes, purpurina, raspagens e texto em relevo.

O processo serigráfico

O processo consiste de três elementos: a tela, que é o portador da imagem; a racle (rodo); e a tinta. Na serigrafia rotativa, a tela é formada em um cilindro. A racle é montada em uma posição fixa dentro do cilindro serigráfico. Conforme tinta é introduzida na racle, o cilindro roda e a tinta é forçada para fora da tela sobre o substrato em movimento. A imagem imprimível é criada na tela pela exposição da imagem na pré-impressão. Telas não expostas contém um revestimento pelo qual a tinta não passará. A exposição e a lavagem subsequente removem o revestimento da área de grafismo, pela qual a tinta passará.

Na indústria de rótulos, convertedores podem incorporar unidades de impressão serigráfica em impressoras existentes, e impressão serigráfica rotativa pode ser combinada com outras técnicas de impressão, por exemplo, flexo, offset e rotogravura.

NILPETER do Brasil

Rua Marechal Deodoro 458
Santa Paula
São Caetano do Sul/SP
CEP 09.541-300 

Tel.: +55 11 2897 7172

Email: nilpeter@nilpeter.com.br 

Nilpeter_website_2017_LinkedIn
Nilpeter_website_2017_Twitter
Nilpeter_website_2017_YouTube
Nilpeter_website_2017_Instagram
Nilpeter_website_2017_RSS

Copyright © 2017 Nilpeter A/S All right reserved